Saber quais são as embalagens para microondas adequadas é essencial para uma utilização segura deste eletrodoméstico. Não só no setor da restauração, mas também no uso doméstico, pois devem ser resistentes e manter os alimentos em boas condições.
Como sabemos, o microondas é um grande aliado para preparar e aquecer refeições de forma fácil e rápida. Especialmente quando ofereces comida para levar, e esta precisa de ser aquecida na mesma embalagem em que é entregue.
Queres saber mais? Dá uma vista de olhos neste guia definitivo sobre embalagens para microondas que preparámos para ti na Greenuso. Vamos a isso!
Tipos de embalagens para microondas
Uma embalagem é considerada apta para microondas quando possui grande resistência a altas temperaturas sem sofrer danos. A seguir, falamos-te sobre cada uma delas, conforme o material de que são feitas e a sua composição:
Embalagens de CPET
O Polietileno Tereftalato Cristalizado, ou CPET, é um material adequado para uso no microondas e em fornos, pois mantém a sua forma mesmo a altas temperaturas.
Oferece elevada resistência ao impacto em temperaturas baixas e destaca-se por criar uma barreira eficaz contra água, oxigénio e dióxido de carbono.
Embalagens de PP
O polipropileno, ou PP, pertence ao grupo das poliolefinas e é usado em diversas aplicações, incluindo embalagens alimentares. Uma das suas principais vantagens é a resistência ao calor e ao frio.
Este material é ideal para embalagens de take-away, já que possui uma barreira protetora que evita fugas de alimento.
É adequado para microondas, pois não liberta partículas de plástico nos alimentos nem perde a forma.

Embalagens de PEAD
O PEAD é um tipo de polietileno que se distingue pela sua alta densidade. Com este material fabricam-se rolos para selar termicamente as embalagens que vão conter alimentos.
É uma opção apta para microondas graças à sua elevada resistência à torção, ao calor e à menor geração de vapor de água e odores.
Embalagens de Bagaço
As embalagens de bagaço são sustentáveis e ecológicas, pois são obtidas a partir de recursos renováveis. Podem ser utilizadas para alimentos frios e quentes, sendo também adequadas para microondas.
Entre os recursos renováveis usados na sua produção destacam-se:
Embalagens de bagaço de cana-de-açúcar
São feitas a partir do resíduo gerado na extração do açúcar da cana. Após a extração do sumo dos caules, obtém-se o bagaço, com elevado teor de celulose. O material é semelhante ao papel e geralmente de cor branca.
As embalagens e recipientes de bagaço de cana-de-açúcar podem ser usados no microondas para aquecer alimentos com total segurança.
Embalagens de bagaço de fibra de trigo
O bagaço de fibra de trigo provém do resíduo vegetal resultante da separação das sementes das espigas. Estes resíduos são utilizados para fabricar embalagens ecológicas, normalmente de cor castanho-claro.
Estas embalagens também podem ser usadas no microondas para aquecer alimentos. São resistentes a líquidos e constituem uma excelente alternativa ecológica para o teu negócio.
Embalagens de papel e cartão
As embalagens de papel e cartão, tal como as de bagaço, são uma solução bastante comum e popular atualmente devido à sua vertente ecológica. São materiais provenientes de fontes renováveis.
Estas embalagens são adequadas tanto para alimentos frios como para aqueles que precisam de ser aquecidos no microondas.
Embalagens de bambu
O bambu é outro material que pode ser usado no microondas. Isto deve-se à sua composição, que resiste a altas temperaturas. Ou seja, o exterior demora mais a aquecer do que outros materiais como o plástico.
O bambu não é condutor de calor, tornando-se assim num material muito resistente e seguro para aquecer alimentos no microondas.
Na Greenuso vais encontrar uma ampla gama de embalagens para microondas, todas elas 100% sustentáveis, compostáveis e recicláveis, promovendo o respeito pelo meio ambiente.